Dicas para organizar o TCC

novembro 22, 2017


Sei que estou sumida... e voltei para dizer que estou bem viva c: O motivo do meu desaparecimento é o famigerado Trabalho de Conclusão de Curso ~ TCC para os íntimos. Me formo em jornalismo este semestre e entreguei o TCC dia 22 de novembro. Por isso foquei todo o tempo livre em aprimorar meu trabalho.

Escrevo aqui algumas dicas que me ajudaram muito na organização do meu TCC, desde a escolha do tema até a entrega. Todas as dicas que coloquei foram possíveis na minha faculdade e no meu curso. Vê se dá para adequar para seu curso também c:

1) Escolha um professor que você tenha afinidade para te orientar 
Antes mesmo da escolha do tema, escolhi meu professor. Ele dava as aulas de redação jornalística, e como meu tema era voltado para a área literária pensei nele. Só que ele sempre dizia que ganharia na loteria antes de chegar no meu semestre de entrega... ok. {Hoje tenho uma teoria que ele pensou que eu faria um trabalho melhor com a professora que me orientou. Melhor pensar assim, né?}

Foi no final de 2016 (um ano antes da entrega do meu TCC) que a professora que mais gosto me perguntou sobre o que eu estava pensando em fazer no trabalho final. Nisso, ela disse que, apesar de dar aulas de comunicação organizacional, ela poderia me orientar porque o mestrado dela foi numa área que envolve meu tema.

Fiquei muito feliz. Eu ter afinidade com ela, e vice-versa, foi primordial para que a gente se entedesse nas críticas, por exemplo. É bem melhor construir um projeto com alguém que você confia e que entenda sua linha de pesquisa.

2) Escolha um tema de seu interesse 
Assim como a escolha do orientador precisa ser de acordo com a afinidade, acredito que o tema também. Sua pesquisa é extensa, então precisa ser num tema que te motive a continuar e não desistir no meio do trabalho. Estou fazendo sobre as trajetórias de mulheres jornalistas nas Redações do jornal impresso em Vitória, Espírito Santo. Envolvendo a trajetória delas, na minha fundamentação teórica escrevo sobre o tempo, a memória e a narrativa. Assuntos que persistem no meu interior de escritora <3

3) Escolha um produto que você não enjoe só de olhar 
No curso de jornalismo, os alunos precisam produzir, além do trabalho escrito, um produto que seja um complemento do trabalho escrito. É bom fazer também sobre o que você gosta, porque se você optar por fazer um sessão de fotografia, por exemplo, e está sozinho na jornada, precisa pensar em como você vai levar a câmera, o tripé e etc sozinho para o local das fotos. Precisa pensar em como você vai fazer isso em primeiro lugar.

No meu caso, o meu produto é um livro de crônicas jornalísticas com as trajetórias das profissionais. Cada crônica, que escrevi, fala sobre uma jornalista. E também têm registros pessoais de como estava sendo a produção naquele momento. Tive que entrevistar seis profissionais e fui de busão mesmo. Como tudo é perto onde moro, isso não foi um problema.
A capa do livro, e dos capítulos, eu acrescentei com bordados, que fiz à mão. Novamente, para me orgulhar muito no final e fazer tudo com mérito próprio.

☁ Inclusive, tenho uma loja de desenhos bordados, clica aqui para conferir: Anuviar Bordados

A capa do meu livro ficou assim:



4) Não chegar de mãos vazias nas reuniões com o orientador 
Se o seu TCC é sobre análise de revistas Cláudia ao longo de três meses, leve as revistas, e suas impressões delas, logo no primeiro encontro. Não chegue sem nada. O professor quer ver o seu processo de produção, quer ver você se empenhando em fazer um super trabalho. Imagina: você chega na reunião sem nada e o que vocês vão fazer? olhar um para cara do outro? :L
Escreva no seu tempo livre e se não tiver, crie um tempo livre! Porque essa produção é sua e vai levar seu nome no final.

5) NUNCA falte às reuniões 
Se você faltar, sem um motivo prévio, ou faltar muitas vezes o orientador vai notar que você não está interessado no seu trabalho e disso, sem dúvida, ele lembrará na hora da nota final. É bom mandar mensagens antes de cada reunião também. No meu caso, as reuniões eram todas as terças-feiras às 17h30 na biblioteca da faculdade. Eu reservava uma cabine pela manhã e mandava mensagem para a professora saber qual era a cabine. Depois, umas 17h20 mandava mensagem para ela saber que tinha chegado e estava a sua espera.

6) Se motive sempre 
Não fique uma semana inteira sem fazer nada do TCC. Sou muito ansiosa e abria muitas vezes o arquivo na nuvem ~só para olhar~ e sempre escrevia algo. Por isso seu tema precisa ser empolgante para você, para que a pesquisa seja interesse e você não fique entediado. Porque escrever um trabalho final já é estressante por si só. Além de que você quer sair da faculdade, não aguenta ficar 4 anos e quer acabar logo. Por isso, deve escrever sempre mais e levar para o professor nas reuniões. Além de pesquisar trabalhos correspondentes e mostrar interesse.

7) Guarde seus arquivos na nuvem PARA NÃO PERDER! 
Caso contrário, você tem mil e uma chances de perder e nunca mais conseguir recuperar (a dramática ahaha). Mas é verdade. Eu sempre fiz todas as versões do trabalho no google drive e a cada final do dia de escrita, eu salvava em pdf e me enviava por email, além de ter uma cópia salva no computador.

Com muita afinidade e bastante apreço todo mundo consegue escrever um trabalho beeeeem interessante (:

Gostaram das dicas? Qual o tema que mais te interessa para você aproveitar no TCC? 

Quero fazer mais dicas com o tema, então se você tiver alguma sugestão ou dúvida, comente aqui embaixo que eu respondo! (: hehe

Beijos em formato de nuvem, Ingrid  @ohmystunning

You Might Also Like

0 comentários